Giro Cultrua de Lagoa Santa

Museu de Ciências Naturais da PUC Minas pega fogo

Por Fabrícia Araújo
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Professor Castor Cartelle - Curador da coleção de Paleontologia da PUC MINAS    O Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), responsável por abrigar importantes peças de animais da mega fauna encontrados na região do cerrado em Lagoa Santa - pegou fogo no último dia 22 janeiro.  A causa do incêndio segundo relatou o coordenador do museu, Bonifácio Teixeira, se deve a um “provável curto circuito”.
    O incêndio causou estrago maior no segundo andar, onde estavam instaladas as exposições de “Peter Lund – Memória de um Naturalista, Cerrado, Pleistoceno”. Segundo o coordenador, entre as peças mais prejudicadas estão a réplica da caverna, que ficou totalmente destruída e também a da Preguiça Gigante.  Bonifácio nos informou que “os cenários, instalações elétricas, rede lógica, instalações hidráulicas e pintura foram muito danificados. O importante é que não se perdeu nenhum material original que são depositados nas coleções científicas. Já iniciamos a construção de uma nova cópia da Preguiça Gigante”. O corpo do gorila Idi Amin, que está em processo de taxidermia (empalhamento) não foi afetado.
Leia mais...
 

MBR assina Termo de Conduta para a restauração, preservação, proteção e conservação da Fazenda Samambaia

Sede da fazenda, de reconhecido valor cultural, será integrada ao Parque Estadual do Sumidouro e poderá ser transformada em museu
A empresa Minerações Brasileiras Reunidas (MBR), que tem como arrendatária a Vale S.A., assinou nessa quarta-feira, 5 de setembro, um Termo de Compromisso (TC) com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) que prevê a restauração, preservação, proteção e conservação da Fazenda Samambaia, situada no Município de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Leia mais...
 

Exposição imperdível da Artista Plástica Vera Z

A artista plástica Vera Z., trocou BH pela beleza de Lagoa Santa no intuito de desenvolver seu trabalho com mais tranqüilidade e harmonia junto as paisagens belíssimas da Serra do Cipó. Apesar de ter nascido no interior de São Paulo, na cidade de Garça, a artista veio para Minas onde a arte tomou reforço e maior sentido na sua vida. Inicialmente formada em Serviço Social e pós graduada em Políticas Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a arte sempre esteve presente em sua vida. Segundo a artista as tias e sua mãe se reuniam nos fins de semana para tecer, costurar, bordar e pintar. “E neste ambiente criativo foi impossível não se deixar contaminar.” Porém, foram necessários alguns anos e a vivência em uma área totalmente diferente das artes para que viesse à tona toda criatividade e fazer artístico.
Leia mais...
 

Vem aí EXPOSíTIO 2012 com novidades imperdíveis!

Entre os dias 18 e 22 de abril, a cidade de Lagoa Santa irá sediar uma das maiores feiras voltadas para a construção, utilidades do lar, decoração e salão imobiliário da região metropolitana: EXPOSíTIO – Feira da construção, utilidades do lar e decoração.
Em sua 3ª edição, o maior evento do Vetor Norte será realizado na Arena Skol, no centro de Lagoa Santa, espaço com ótima localização e acesso, vista para a lagoa e infraestrutura ecologicamente correta, além de toda segurança e conforto.
O grande diferencial da EXPOSíTIO é o mix de produtos que vai desde a aquisição de lote ou imóvel, passando pelo projeto, materiais de construção, acabamento até as últimas peças de decoração.
Leia mais...
 

Titane grava DVD baseado nas manifestações culturais populares do Campo das Vertentes

Dirigido por João das Neves, espetáculo será gravado ao vivo em DVD no Palácio das Artes, dia 10 de abril, com entrada franca
Após seis anos, desde sua estréia, o espetáculo Titane e o Campo das Vertentes será gravado em DVD em Belo Horizonte, dia 10 de abril, às 21 horas, no Palácio das Artes.
Durante seu percurso, o show contou com a participação de um grupo, formado por alunos de oficinas ministradas pela cantora das cidades de Oliveira, Divinópolis, Itapecerica e Belo Horizonte. Nas oficinas, além de experiências práticas e técnicas, o participante teve contato com um impulso criativo que lhe é próprio e que vivencia exclusivamente através da arte, reflexões e percepções sobre a realidade em que está inserido.
Leia mais...
 

Lagoa Santa ao Luar - Homenagem às Mulheres

A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa,  através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, convida para o show em homenagem ao dia internacional da mulher, comemorado internacionalmente em 08 de março:
    DÓRIS canta e conta Sambas de mulheres que cantaram, contaram e ainda mantêm viva a nossa história através da cultura popular.
    O repertório apresenta sambas de mulheres brasileiras, compositoras e intérpretes; mulheres simples, sentimentais, sensíveis; mulheres trabalhadoras, vencedoras; mulheres que registraram seus nomes na história da música, como Elizete Cardoso, Elza Soares, Beth Carvalho, Alcione, Clara Nunes, Leci Brandão, Dona Ivone Lara e Mart’nália. 
    O show percorre o itinerário musical do autêntico ritmo brasileiro, retratando no seu contexto musical momentos importantes da história do samba, a forte marca da tradição.
    Balance o corpo no batuque dessa raiz brasileira.
Participe!!!
Valorize o que é nosso.
 

Circuito das Grutas na Rede Minas

Será exibida na Rede Minas uma série sobre a região do Circuito das Grutas. A Série “ A Pré-História em Minas Gerais”.No horário de 19H, as datas estão abaixo relacionadas:

Dia 18 de março: 1º Episódio
“No Mundo das Cavernas”
Dia 25 de março: 2º Episódio
“O Legado de Lund”
Dia 01 de abril -  3º Episódio
“No tempo dos Animais Gigantes”
Dia 08 de abril: 4º Episódio
“O povo de Luzia”
Dia 15 de abril: 5º e último Episódio
“A Arte Rupestre”  
Domingos às 19:00H
Vamos prestigiar!